Separar gastos pessoais dos gastos empresariais é basilar para qualquer organização financeira, e também para impedir que a sua empresa seja colocada em risco.
A mistura de contas pode trazer diversos problemas. A perda do controle financeiro da empresa é um deles, pois ao não possuir os dados corretos de quanto a empresa gasta e quanto lucra, não há como analisar o desempenho financeiro. O quê leva a impossibilidade de se elaborar um planejamento correto, impedindo o crescimento ou o ajuste de decisões. Além dos prejuízos monetários, você pode ter problemas legais, uma vez que as contas podem não bater.
Pelo lado pessoal, os problemas também existem. A desorganização financeira, a incapacidade de controle dos gastos e o risco de inadimplência são alguns deles, principalmente se cartões de crédito forem usados.
Para evitar essa confusão utilize contas e cartões separados, anote os gastos, trace metas de variados prazos e tenha o controle financeiro tanto da sua empresa quanto da sua vida pessoal. Assim, os dois setores caminham separados, sem conflitos, mas complementares.
Comentários