Muito se fala, mas pouco se explica sobre a inflação. Compreender esse conceito e saber como ele influencia no cotidiano ajuda a construir um planejamento financeiro mais consciente.
A Inflação é o aumento dos preços dos bens e serviços e isso inclui alimentação, saúde, despesas pessoais, habitação, vestuário, educação, comunicação e transporte. Isto é, se a inflação do mês for 2,0%, isso quer dizer que o aumento médio desses grupos foi de 2,0%. Ela é fixada basicamente de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e pode ser causada pelo aumento dos custos de produção, aumento das demandas, entre outros fatores.
A inflação afeta toda a população, pois o poder de compra diminui, já que os produtos ficam mais caros. Nas empresas, uma inflação alta atua desestimulando os investimentos, impedindo a capacidade produtiva e o crescimento.
Mas a inflação não é só vilã: quando controlada, ela mantém os preços dos produtos, aumenta a previsibilidade a longo prazo e reaquece o mercado estimulando investimentos. Conhecer as engrenagens da economia é fundamental para qualquer empresário, no entanto, para quem não é fã dos números, sempre existe a opção de terceirizar o setor financeiro e se dedicar a outros campos da empresa.
Comentários