Conhecer bem o seu consumidor – seus desejos, necessidades e expectativas – é a base da construção de um empreendimento de sucesso e com um diferencial no mercado.

Muitas marcas não são tão famosas no mercado brasileiro, mas conseguem ter uma boa “fatia” nas regiões que atuam, por exemplo, porque se aprofundaram em descobrir o que o público daquele nicho queria e consumia. Conhecer o perfil dos clientes do seu negócio direciona corretamente estratégias de vendas, método de atendimento, ações de marketing e todo o processo de concepção de um produto ou prestação de serviço.

Aproximá-los daquilo que você oferece, saber onde ele está, que canais ele mais utiliza e interage para realizar compras é fundamental para começar a firmar um vínculo com aquilo que você quer vender.

O retorno financeiro é apenas uma das consequências de quando esse vínculo é plenamente estabelecido: o cliente se fideliza à sua marca, a recomenda, consome e avalia. O diferencial que esse consumidor buscava, encontrou justamente no seu produto ou serviço, daí a importância de não tratar a clientela como uma massa única, apática, sem desejos e expectativas individuais. Muita pesquisa e análise é o caminho para começar a lucrar!

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